Períodos Simples e Composto

  Período é um enunciado formado por uma ou mais orações. Relembrando que oração é uma frase que possui verbo. Frase é qualquer enunciado com sentido completo, ou seja, tem significado. O período com uma única oração é chamado de período simples  ou absoluto, já com mais de uma oração é chamado de período composto.

  Observação contar o número de verbos para descobrir se o período simples ou composto.

  Exemplos:
- Nunca mais encontrei aquele livro. (período simples)

- Quero que você me empreste seu livro. (período composto)

- Tome cuidado com os carros! (período simples)

- Eu peço que você tome cuidado com os carros. (período composto)

- Os animais precisam chamar a matilha para caça. (período simples)

- Maria entrou em casa depois da hora combinada, levou  bronca do pai e trancou-se em seu quarto. (período composto)

  Para que servem o período simples e o período composto?

  Ao escrever um texto de forma mais direta e reduzida, para atingir um público amplo usa-se períodos simples ou períodos compostos por coordenação. Quando o texto é complexo e pretende-se atingir um público que domina estruturas elaboradas da língua emprega-se o período composto por subordinação.

  O período composto pode ser por coordenação ou subordinação. O período composto por coordenação é composto por orações independentes enquanto o período composto por subordinação é composto por orações dependentes.

  Classificação das orações coordenadas: assindéticas e sindéticas (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas)

  Classificação das orações subordinadas: substantivas (subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas, apositivas e agentes da passiva); adjetivas (restritivas e explicativas); adverbiais (causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais).